sábado, 24 de setembro de 2011

O Despertar do Eu Observador

Cena do filme Revolver que mostra de uma forma muito boa o Eu Observador:



  
O Eu Observador é um aspecto positivo do ego. É um aspecto do nosso eu superior que podemos experienciar na realidade egóica ordinária. É um testemunhar positivo de nossos processo internos e dos eventos externos. A testemunha apenas observa, sem julgar, o que quer que venha do nosso inconsciente para a nossa mente consciente. A testemunha recebe especialmente aquelas mensagens do incosnciente que nos trazem potencialmente novas informações sobre nós mesmos. A testemunha não faz diferença entre "bom" e "mau" do que emerge, apenas recebe tudo com a sua atenção.
Quando começamos a nos observar, no inicio, tendemos a fazer julgamentos duais sobre o que observamor - julgamos nós mesmos e os atributos que vemos como bom ou mau, fraco ou forte, sem sentido ou profundo. Ainda assim, no momento em que julgamos a nós mesmos, nós não estamos mais nos observando, estamos julgando.
O processo de observação precisa então dar um passo para trás do julgamento, então podemos calmamente observar o próprio julgamento. Se nos encontrarmos sem esperança quando observador algum aspecto, devemos dar um "passo para trás" e observar a desesperança.


(Trecho do livro O Eu Sem Defesas - o Metodo Pathwork Para Transformação do Eu Inferior - Susan Thesenga)

0 comentários:

Postar um comentário